A pesquisa Pesquisa 2012 sobre Preparo para Casos de Desastres nas PMEs foi realizada com 2.053 empresas de 30 países - sendo destas 75 brasileiras - e seus resultados revelaram que esse quesito está estreitamente ligado à adoção de tecnologias como Virtualização, Computação em Nuvem e Mobilidade pelas Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

 

 

Destaques:

A pesquisa também revelou o quão dispostas estão as PMEs a adotar essas tecnologias uma vez que muitas possuem o objetivo de melhorar o seu preparo para situações de desastres, e como essa iniciativa já está sendo recompensadora. Estes são os principais destaques:

    • Virtualização, Computação em Nuvem e Mobilidade estão ganhando força entre PMEs. Mais de um terço delas (36 por cento) já está explorando os dispositivos móveis para uso profissional. A Virtualização também está no radar das PMES, com 34 por cento implementando ou já se beneficiando atualmente da Virtualização de Servidores. Ainda mais popular é a Computação em Nuvem, com 40 por cento implantando Nuvens Públicas e um número maior (49 por cento) implementando Nuvens Privadas

 

    • Efeitos no Preparo para Casos de Desastres estão no topo da lista dos mais lembrados entre PMEs. Em muitos casos, o desejo de melhorar o nível de Preparo para Casos de Desastres teve uma forte influência na adoção dessas tecnologias emergentes.

 

  • Os primeiros a adotarem (early adopters) estão se beneficiando de um melhor Preparo para Casos de Desastres. Seja por meio de projeto ou não, a implementação dessas iniciativas tem melhorado o Preparo para Casos de Desastres da maior parte dos entrevistados, particularmente no caso da Virtualização de Servidores – 74 por cento relataram que seu nível de preparo para casos de desastres melhorou com a Virtualização.

Para conhecer os resultados completos da pesquisa, incluindo as recomendações e melhores práticas da Symantec sobre este tema, faça o download dos documentos a seguir:

Infográfico: Tecnologias de Virtualização, Computação em Nuvem e Mobilidade ajudam PMEs a se Prepararem para Desastres?

TOP