ITAUTEC cria holding com a OKI e encerra área de computação

A brasileira Itautec firmou uma parceria com a japonesa OKI para atuação nas áreas de automações e serviços tecnológicos. Pelo acordo, será estabelecida uma nova companhia destes segmentos no País.

Em comunicado, a fabricante informou que tem como objetivo alcançar maior participação em automações e serviços de TI, através da combinação das tecnologias da OKI, que agregam ATMs recicladoras de cédulas, com a carteira de clientes, tecnologia e rede de serviços da Itautec, que atende mais de 3,7 mil cidades.

OKI e Itautec terão participação de 70% e 30%, respectivamente, da nova companhia. A concretização da operação, prevista para dezembro de 2013, depende da aprovação dos órgãos reguladores e do comprimento de determinadas condições previstas no acordo.

As unidades de automação e serviços da Itautec desenvolvem soluções para o setor bancário e para o comercio varejista, além de prestar serviços como manutenção de equipamentos e de computadores, inclusive garantias, atividades essas que serão mantidas na nova empresa.

Ainda, a Itautec desativará, paulatinamente, sua unidade de computação, "sem qualquer prejuízo ao comprimento integral de todos os contratos e obrigações de fornecimento, manutenção e garantia dos equipamentos da marca Itautec/InfoWay, bem como o atendimento ao consumidor e os serviços associados a essa manutenção", informou a empresa, em nota.

"A Itautec está satisfeita com a parceria com a OKI, que possibilitará acessar novos mercados e tecnologias, agregando valor para a empresa e melhoria de serviços aos clientes", adicionou.

CENÁRIO

Esta decisão vem depois de mudanças no corpo diretivo da companhia. No início de maio, Henri Penchas foi anunciado como novo presidente da brasileira, substituindo Mario Anseloni, que deixou a fabricante em abril.

Penchas está no Grupo Itaúsa, dono da Itautec, há 45 anos e, desde 2009, ocupava a vice-presidência executiva da holding, informou a nota.

Anseloni era executivo da HP, posto eu deixo em fevereiro de 2010 para assumir as operações da Itautec. Depois de sua entrada, a companhia apostou no fortalecimento de sua área de computação pessoal, ampliando a produção e os modelos disponíveis.

Fonte: Revista CRN, Junho/2013.

TOP