HP cria nova tecnologia para display 3D que não requer óculos

Um novo tipo de display tridimensional desenvolvido nos laboratórios da HP reproduz vídeos no formato de hologramas, sem a necessidade de óculos para que o usuário possa visualizar o efeito. Os vídeos “flutuam” sobre a tela, e o usuário poderia, em tese, andar ao redor da imagem e ver a reprodução de cerca de 200 pontos de vista diferentes, como se estivesse andando ao redor de um objeto real.

A tecnologia consiste em uma tela LCD convencional modificada. A HP acredita que esse novo sistema 3D criará novas interfaces para eletrônicos portáteis, como tablets, smartphones e consoles de videogame de mão. As telas criadas pela empresa têm também a vantagem de serem muito finas – até meio milímetro de espessura.

O 3D convencional visto nos cinemas ou nos TVs embutidos dessa tecnologia fornece apenas uma perspectiva para o telespectador. A chave, segundo a HP, para mudar isso foi criar o que o pesquisador David Fattal chamou de “pixels direcionais”, supostamente capazes de enviar luz em diferentes direções.

O sistema não requer componentes móveis dentro da tela (como espelhos, usados em algumas tecnologias de 3D sem óculos).

Neste vídeo, você pode ter uma ideia de como funciona a nova tecnologia.

O sistema ainda está em testes, e não há previsão para chegar ao mercado.

Fonte: Planetech Online

TOP